Secções
Entrar

DGS divulga posição técnica sobre vacinas para crianças

Diogo Barreto 09 de dezembro de 2021 às 23:02

Os treze membros da Comissão Técnica da Vacinação contra a covid-19 votaram favoravelmente à vacinação universal nesta faixa etária.

O parecer técnico sobre a vacinação com crianças entre os cinco e os onze anos foi divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e revela que a incidência mais elevada da doença é na faixa entre os 0 e os 9 anos. Os treze membros da Comissão Técnica da Vacinação contra a covid-19 votaram favoravelmente à vacinação universal nesta faixa etária.

"A avaliação de risco-benefício para a situação epidemiológica em Portugal com base na experiência com as VOC Alfa e Delta, é favorável à vacinação de crianças com 5 a 11 anos", refere o comunicado emitido pela DGS. Além disso, a DGS justifica que, "com base na informação disponível, a variante Ómicron pode originar uma incidência mais elevada nas crianças com 5 a 11 anos do que aquela que foi assumida na análise risco-benefício".

A DGS recebeu, a 5 de dezembro, da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19, a posição técnica sobre a vacinação contra a covid-19 em crianças dos 5 aos 11 anos. A referida posição "resulta de estudos internacionais e da consulta de outras fontes científicas, concluindo-se que a avaliação de risco-benefício é favorável à vacinação universal de crianças nesta faixa etária, sendo prioritária nas crianças com comorbilidades consideradas de risco para a covid-19 grave", pode ler-se no comunicado.

TIAGO PETINGA/LUSA
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela