Secções
Entrar

Covid-19: CDS pede respostas claras quanto ao plano de vacinação

27 de novembro de 2020 às 15:24

O presidente do CDS-PP acusou o Governo de estar a "correr atrás do prejuízo" e a "decidir tarde de mais", o que pode "colocar em risco a vida de muitos portugueses".

O presidente do CDS-PP pediu hoje respostas "claras" por parte do coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 e acusou o Governo de estar a "correr atrás do prejuízo" e a colocar o país "na cauda da Europa".

"É alarmante notar que o Governo, até agora, nada fez e que arrisca-se a colocar Portugal mais uma vez na cauda da Europa na vacinação, tornando o cidadão português inferior ao cidadão alemão, espanhol francês ou holandês que está neste momento com uma segurança e tranquilidade", afirmou Francisco Rodrigues dos Santos.

Em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita ao Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, o presidente do CDS-PP acusou o Governo de estar a "correr atrás do prejuízo" e a "decidir tarde de mais", o que pode "colocar em risco a vida de muitos portugueses".

O CDS-PP requereu hoje uma audição parlamentar urgente do responsável pela ‘task force’ que vai delinear o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal, o ex-secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos.

Segundo Francisco Rodrigues dos Santos, o partido quer "respostas claras" e perceber qual o plano logístico para o armazenamento e a distribuição de vacinas contra a covid-19, mas também qual a estratégia para a definição dos grupos prioritários por forma a "colocar a salvo aqueles que mais precisam de ficar imunes ao vírus".

"O CDS está apreensivo dada a escassez de respostas e as mensagens contraditórias que o Governo tem dado ao nível do plano de vacinação que ainda não existe e apenas foi criada uma ‘task force para o criar, numa verdadeira luta contra o tempo que terá apenas a duração de um mês", salientou.

Para o presidente do CDS-PP, este "atraso" na definição do plano de vacinação demonstra que "Portugal está a ser um país uma vez mais relapso, incompetente" e que tal pode "comprometer a salvação de vidas" numa altura em que considera fundamental "tranquilizar os portugueses".

"O CDS quer respostas, um plano credível com previsibilidade que dê tranquilidade e segurança os portugueses", referiu, acrescentando que o país está "numa luta contra o tempo".

"Somos dos últimos países da Europa a iniciar este processo, o que nos coloca como dos últimos países a ser vacinados. Queremos saber qual é o plano logístico, mas também queremos saber a estratégia".

Francisco Rodrigues dos Santos afirmou ainda não perceber "as dúvidas, sinais contraditórios, falta de organização e planeamento" relativamente aos grupos prioritários a receberem a administração da vacina contra a covid-19, lembrando que "a literatura científica é absolutamente clara nesta matéria e que os idosos são altamente de risco".

O Governo criou uma 'task-force' para coordenar todo o plano de vacinação contra a covid-19, desde a estratégia de vacinação à operação logística de armazenamento, distribuição e administração das vacinas, tem um mês para definir todo o processo.

Um despacho publicado na quarta-feira em Diário da República, assinado pelos ministros da Defesa Nacional, Administração Interna e Saúde, esta task-force tem um mandato de seis meses, renovável em função do progresso da operacionalização da vacinação contra a covid-19.

Portugal contabiliza pelo menos 4.209 mortos associados à covid-19 em 280.394 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela