Secções
Entrar

Chamas queimaram quase 28 mil hectares no Algarve

14 de agosto de 2018 às 16:55

No ano passado, as chamas destruíram mais de 440 mil hectares, o pior ano de sempre em Portugal.

O incêndio que deflagrou em Monchique a 3 de Agosto destruiu perto de 28 mil hectares no Algarve, segundo a última actualização disponibilizada pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).

1 de 5
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: LUSA
Foto: LUSA
Foto: LUSA

De acordo com os dados mais recentes, e tendo por base a última informação colocada no site do EEFIS, datada de 11 de Agosto, um dia depois do incêndio ter sido dado como dominado, tinham ardido 27.635 hectares. A área destruída no grande incêndio que assolou a mesma região em 2003, embora nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos, foi de 41.000 hectares, mais 13.365.

O incêndio rural, que foi combatido por mais de mil operacionais e considerado dominado na manhã de dia 10 de Agosto, atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afectado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

Segundo o município de Monchique, arderam cerca de 16.700 hectares no concelho. A presidente da Câmara de Silves estimou em cerca de 10 mil hectares a área ardida no concelho na semana passada. Quarenta e uma pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade (uma idosa que se mantém internada em Lisboa).

O maior incêndio, em termos de área ardida, que este ano se tinha verificado até ao final de Julho em território nacional era o da Guarda onde, em Fevereiro, arderam 86 hectares.

No ano passado, as chamas destruíram mais de 440 mil hectares, o pior ano de sempre em Portugal, segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Quanto aos maiores incêndios em termos de área ardida, ocorridos no ano passado, no topo da lista aparece o que teve origem no dia 15 de Outubro, em Seia/Sandomil, no distrito da Guarda, que destruiu 43.191 hectares.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela