Secções
Entrar

Cerca de 90 concelhos em risco máximo de incêndio

24 de julho de 2020 às 08:56

Em risco muito elevado e elevado de incêndio está quase todo o restante território de Portugal continental, à exceção de cerca de 20 municípios do litoral nos distritos de Porto, Aveiro, Leiria e Lisboa e o concelho de Montemor-o-Velho, em Coimbra.

Cerca de 90 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio e quase todo o restante território de Portugal continental em risco muito elevado e elevado.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que para hoje prevê vento forte nas terras altas e litoral Oeste e uma pequena descida temperatura no Norte e Centro, em risco máximo estão cerca de 90 municípios dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Faro.

Em risco muito elevado e elevado de incêndio está quase todo o restante território de Portugal continental, à exceção de cerca de 20 municípios do litoral nos distritos de Porto, Aveiro, Leiria e Lisboa e o concelho de Montemor-o-Velho, em Coimbra.

O risco de incêndio, que se manterá elevado em praticamente todo o país nos próximos dias, é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Proteção Civil alertou na quinta-feira para o aumento do risco de incêndios, a partir de hoje, para níveis "máximo ou muito elevados" nas regiões do Norte, Centro, Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e para "elevado" no restante território do Continente.

Num aviso à população emitido na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indica que são esperadas "condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais", em especial nas regiões do Centro e Sul do país, devido à previsão de tempo e seco hoje e sábado.

A ANEPC lembra também que as condições meteorológicas são "propícias a ocorrências de comportamento errático dos incêndios, em especial a partir da noite de hoje [quinta-feira]".

No aviso à população, a Proteção Civil dá ainda conta das medidas preventivas, como a proibição das queimas e queimadas sem autorização, utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, fumar ou fazer qualquer tipo de lume neste locais, lançar balões de mecha acesa e foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, vento por vezes forte de norte no litoral oeste e nas terras altas, uma pequena descida de temperatura no Norte e Centro e uma pequena subida da temperatura máxima na costa sul do Algarve.

As temperaturas máximas vão chegar aos 38.º (Évora e Castelo Branco) e as mínimas não vão baixar dos 14.º (Coimbra).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela