
Mais de 40 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 25 (em Viana do Castelo) e os 35 (em Santarém).
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 25 (em Viana do Castelo) e os 35 (em Santarém).
Distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão esta quarta-feira em risco máximo de incêndio.
O IPMA prevê para hoje uma pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste. O vento vai soprar fraco a moderado predominando do quadrante sul, mas por vezes forte nas terras altas.
Estão sob risco máximo de incêndio todos os concelhos dos distritos de Bragança e Guarda e a maioria dos de Viseu e Castelo Branco.
O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, com nebulosidade temporária no litoral oeste, e uma pequena subida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro e na região Sul.
Em situação de inalação de fumos, a DGS recomenda retirar a pessoa do local e evitar que respire o fumo ou esteja exposta ao calor.
O perigo de incêndio rural vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira em alguns distritos.
Em perigo máximo de incêndio estão concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo, Branco, Portalegre, Santarém e Faro.
Hoje estão em perigo máximo de incêndio os concelhos de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, em Faro.
O IPMA colocou também concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio.
Apenas o Alentejo apresenta uma oferta de cuidados paliativos superior ao limiar mínimo recomendado.
O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir de temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA alerta ainda que "estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural".
O perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.
Os últimos dados foram divulgados pela Direção Geral da Saúde. Número de recuparados também ultrapassa dos 5.000.
Odivelas e Loures vão ter DJs a dar música aos jovens que se forem vacinar este fim-de-semana. Exército também já pôs banda a tocar e task force apela a mais iniciativas.