Secções
Entrar

António Saraiva apela à estabilidade governativa

10 de julho de 2015 às 18:08

Segundo o presidente da CIP, o desafio do próximo governo passa pela conciliação da sustentabilidade financeira com o crescimento económico

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, apelou "veementemente" a um compromisso político nacional após as eleições, já que essa será a única forma de gerar um ambiente de confiança e previsibilidade.

 

"Esperamos que qualquer que seja o resultado das eleições [legislativas], as principais forças políticas sejam capazes de assegurar a necessária e indispensável estabilidade governativa, mas apelamos veementemente que concretizem um compromisso nacional em torno das grandes linhas de uma estratégia de crescimento sustentado e da execução das principais reformas a elas inerentes", frisou António Saraiva.

 

O presidente da CIP falava no encerramento do 2º Congresso das Empresas e das Actividades Económicas, com o tema "O que a CIP quer de um Governo", que decorreu esta sexta-feira em Lisboa.

 

"É hoje muito claro que só no âmbito de um compromisso alargado político nacional será possível gerar um ambiente de confiança, previsibilidade e de estabilidade, indispensável à realização de reformas que perdurem no tempo e não sejam pervertidas por posteriores alterações que prejudiquem os seus grandes objectivos, que são o crescimento económico e a criação de emprego", sustentou.

 

António Saraiva reforçou que a estratégia de crescimento "só será exequível num horizonte que necessariamente ultrapassa o período da próxima legislatura" e considerou que é preciso "avançar decisivamente na reforma do Estado".

 

O responsável apelou ainda para que se promova "um verdadeiro compromisso nacional para a reindustrialização e competitividade nacional", colocando-se "a ênfase nas políticas económicas, mas também numa correta utilização de fundos europeus, na realocação de recursos para a produção de bens e serviços transaccionáveis com maior valor acrescentado" e no avanço para clusters mais desenvolvidos.

 

"Para isso precisamos de uma política industrial para o século XXI", afirmou.

 

No final da sua intervenção, deixou um conjunto de 11 propostas estruturadas da CIP para o Governo que resultar das eleições.

 

O grande desafio do próximo governo, considera, é a conciliação da sustentabilidade das finanças públicas com o estímulo do crescimento económico, "necessárias à resolução do problema do desemprego", nomeadamente "através da redução da carga fiscal, medidas de fomento de investimento privado e retoma do investimento púbico estratégico".

 

Outras prioridades, defendeu, é avançar decisivamente na reforma do Estado, privilegiar em termos de investimento público as infra-estruturas que permitam uma melhoria da conectividade internacional e atracção de investimento, fazendo de Portugal "uma plataforma global tirando partido da fachada atlântica nas rotas do comércio mundial e assegurando intermodalidade entre rodovia, ferrovia e transporte marítimo".

 

Seguem-se também a redução da carga fiscal sobre as empresas e as famílias e os problemas das dívidas das entidades públicas às empresas, que considera urgente, tal como a promoção da redução dos prazos de pagamento.

 

As questões do financiamento, da aposta na formação e qualificação dos activos, incluindo os desempregados, a redução dos custos da factura energética das empresas face às congéneres europeias e dos custos de contexto, nomeadamente através da dispensa da entrega de informação e documentos já detidos pela Administração Pública constam também entre as propostas.

 

Para António Saraiva, há também que estimular a inovação, implementar uma estratégia coerente de internacionalização da economia e a promover alterações essenciais no domínio da legislação laboral, "assegurando a eliminação da reintegração obrigatória como consequência do despedimento ilícito e a consideração de justas causas de despedimento disciplinar".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela