Secções
Entrar

António Costa admite processar Bruxelas

23 de julho de 2016 às 21:18

À margem da homenagem a Mário Soares, António Costa admitiu processar Bruxelas em "nome do interesse nacional". Líder do Bloco de Esquerda considerou as sanções uma "completa irresponsabilidade"

Em "nome do interesse nacional", António Costa admite processar Bruxelas caso se confirmem as sanções por incumprimento dos 3% de défice. À margem da homenagem a Mário Soares, o primeiro-ministro abordou o tema do dia. "Consideramos que não há qualquer justificação, nem base legal, e que seria aliás contraproducente a aplicação de sanções por um resultado não alcançado em 2015, quando estamos num ano em que felizmente a própria Comissão Europeia reconhece que iremos conseguir cumprir este objectivo", disse aos jornalistas presentes.

Depois de terem sido conhecidos os planos da Comissão Europeia - a suspensão de 16 fundos fundos estruturais - o primeiro-ministro endureceu o discurso e prometeu negociar em todos os terrenos. "Tal como temos feito com a Comissão, faremos com o Conselho e com o Parlamento Europeu e aguardaremos serenamente que as decisões sejam tomadas, mas com a mesma determinação de fazer o que nos compete, que é defender o interesse nacional", disse Costa no final da cerimónia que assinalava os 40 anos da tomada de posse do I Governo Constitucional.

"Fanatismo" e "completa irresponsabilidade"

A líder do Bloco de Esquerda criticou hoje a proposta de suspensão de fundos europeus pela Comissão Europeia como forma de sanção pelo não cumprimento das metas do défice, considerando que revela "fanatismo" e uma "completa irresponsabilidade".

"Há duplas sanções sobre o nosso país", considera Catarina Martins, referindo-se a "uma multa" a ser debatida "na próxima semana" e, ao mesmo tempo, à proposta da Comissão Europeia de suspender fundos europeus.

Catarina Martins, que falava aos jornalistas durante uma visita à Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, em São Teotónio, argumentou que "em cima da mesa" está a "suspensão de fundos às regiões e às populações mais desfavorecidas de um dos países mais sacrificado da Europa".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela