Secções
Entrar

Álvaro Santos Almeida assume direção executiva do SNS esta terça-feira

Jornal de Negócios 10 de fevereiro de 2025 às 09:37

Álvaro Santos Almeida vai suceder a António Gandra d'Almeida como diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O despacho de nomeação de Álvaro Santos Almeida como diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi publicado esta segunda-feira em Diário da República.

O antigo deputado do PSD substitui no cargo António Gandra d'Almeida, que se demitiu no mês passado após uma polémica com remunerações indevidamente recebidas quando exercia as funções.

O despacho indica que a nomeação se torna efetiva a partir desta terça-feira, 11 de fevereiro.

António Gandra d'Almeida, que era o CEO do SNS desde maio, pediu a demissão depois de uma reportagem ter revelado que acumulou funções incompatíveis. Segundo a SIC Notícias, acumulou durante mais de dois anos funções como diretor do INEM do Norte, com sede no Porto, e atividade como médico tarefeiro nas urgências de Faro e Portimão. O INEM tinha-lhe dado autorização para tal desde que não recebesse vencimento, o que não terá acontecido, de acordo com o canal de televisão, que noticiou que o tenente-coronel do Exército recebeu mais de 200 mil euros. Os contratos enquanto tarefeiro eram celebrados com uma empresa que António Gandra d'Almeida criou com a mulher e de que era gerente.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela