Secções
Entrar

Alterações ao programa de Matemática promove pensamento computacional

Diogo Barreto 19 de março de 2022 às 11:09

O novo programa, que inclui mais estatística e algoritmos no ensino básico, respondendo às críticas identificadas num estudo da OCDE sobre os currículos desatualizados.

O programa de Matemática do ensino básico vai voltar a ser modificado, desta vez para incorporar o pensamento computacional que foi apontado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como um dos elementos-chave a integrar nos currículos do século XXI, mas até hoje continua ausente dos programas escolares de muitos países desta organização, incluindo Portugal,avança o jornal Público.

As novas Aprendizagens Essenciais que em 2022/2023 começarão por ser aplicadas no 1º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade, para serem alargadas a todo o ensino básico nos dois anos letivos seguintes incluem estatística e algoritmos.

No documento sobre as novas Aprendizagens Essenciais , homologado em Agosto de 2021, refere-se o seguinte: "O pensamento computacional pressupõe o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstracção, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos. Estas práticas são imprescindíveis na atividade matemática e dotam os alunos de ferramentas que lhes permitem resolver problemas, em especial relacionados com a programação", cita o diário.

O desenvolvimento do pensamento computacional é um dos oito objetivos de aprendizagem comuns a todos os anos do ensino básico (1.º ao 9.º).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela