Secções
Entrar

Almaraz entrega documentação sobre renovação de licença

07 de junho de 2017 às 22:28

Para sábado, em Madrid, está marcada uma manifestação contra a continuação de centrais nucleares que tem a presença de organizações portuguesas

A central nuclear espanhola de Almaraz, perto da fronteira com Portugal, entregou ao Ministério da Indústria de Espanha documentação sobre o processo de renovação da licença de exploração que termina em 2020.

A informação foi confirmada pelo responsável pelas relações institucionais da central de Almaraz, Aniceto González, em declarações àEuropa Press, que explicou que hoje foi entregue a documentação e que posteriormente a central tem até 2019 para pedir oficialmente a renovação da licença, que expira em 08 de Junho de 2020.

A agência privada de notícias explica, citando González, que a central entregou toda a documentação para a renovação da licença ao Ministério da Indústria espanhol, que por sua vez a reencaminhará para o Conselho de Segurança Nuclear.

Será o Conselho que deverá iniciar o processo de análise e avaliação sobre o pedido e elaborar um parecer sobre a continuação ou não do funcionamento, que enviará ao Governo.

A última licença de renovação da Central foi dada pelo Ministério da Indústria a 8 de Junho de 2010, por um período de 10 anos. Agora, em caso de o pedido ser aceite, não se sabe por quantos anos será licença, disse o responsável, citado pela agência.

Sobre a questão de Almaraz, polémica em Portugal dada a proximidade da fronteira, o ministro do Ambiente disse hoje que actualmente "não há nada a discutir", depois de o assunto ter sido debatido na recente cimeira ibérica.

Dias depois da cimeira, que se realizou em 29 e 30 de Maio, "o governo espanhol tornou pública a [intenção] de não se comprometer com qualquer decisão relativamente ao nuclear enquanto não elaborar um plano de energia e clima, o que acontecerá durante o ano 2018", disse o ministro.

Para sábado, em Madrid, está marcada uma manifestação contra a continuação de centrais nucleares que tem a presença de organizações portuguesas.

A possibilidade de a central de Almaraz, localizada junto ao rio Tejo e a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa, ter licença para prolongar o funcionamento além de 2020 e a construção de um armazém para resíduos nucleares perto da unidade, tem suscitado oposição em Portugal e em Espanha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela