Secções
Entrar

Nova direção da Fenprof eleita com 96,6% dos votos

Lusa 17 de maio de 2025 às 15:30

A Fenprof anunciou a eleição de Francisco Gonçalves e José Feliciano da Costa (Lista A) como secretários-gerais, que vão suceder a Mário Nogueira.

A nova direção da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), o Conselho Nacional, foi hoje eleita com 96,6% dos votos, num universo de 597 votantes, disse à agência Lusa o secretário-geral cessante, Mário Nogueira.

Registaram-se nove votos em branco e 11 nulos, segundo a mesma fonte.

Para o Conselho de Jurisdição, órgão de fiscalização, votaram igualmente 597 eleitores. A Lista A recolheu 554 votos (92,7%) e a Lista B, 33 (5,5%). Foram apurados seis votos em branco e quatro nulos.

De acordo com um comunicado da Fenprof, foram eleitos os sete elementos efetivos da Lista A.

A Fenprof anunciou a eleição de Francisco Gonçalves e José Feliciano da Costa (Lista A) como secretários-gerais, que vão suceder a Mário Nogueira, ao fim de 18 anos a liderar a maior organização sindical de professores.

A eleição decorreu no 15.º Congresso Nacional dos Professores, que hoje termina, em Lisboa.

Francisco Gonçalves e José Feliciano Costa são professores de Geografia e de Educação Física, respetivamente, e prometem continuar lutas antigas da Federação Nacional dos Professores.

O Programa de Ação, apresentado pelo Secretariado Nacional e pelos sete sindicatos da Fenprof — "Valorização, já! Por uma Profissão com futuro e uma Educação pública de qualidade!" — foi aprovado por unanimidade esta manhã.

TIAGO PETINGA/LUSA
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela