Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
11 de dezembro de 2021 às 16:14

Rendeiro, Salgado e PPP: 24 horas de falsos triunfos

A detenção de João Rendeiro, a execução dos bens de Ricardo Salgado e a acusação a dois ex-governantes no caso das PPP não são confundíveis com sucessos da Justiça – mostram precisamente o oposto.

Três notícias com um fio condutor comum marcaram as últimas 24 horas. A primeira foi a acusação pelo Ministério Público de dois ex-secretários de Estado do governo de José Sócrates, no âmbito do processo das Parcerias-Público Privadas (PPP) rodoviárias. A segunda foi a revelação, pelo Expresso, de uma execução sobre bens arrestados a Ricardo Salgado, para pagamento de uma multa imposta pelo Banco de Portugal. E a terceira, a principal do ponto de vista mediático, foi o anúncio da detenção na África do Sul do fugitivo João Rendeiro. Os três acontecimentos sublinham o fracasso da justiça portuguesa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.