Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
09 de junho de 2021 às 09:22

Não há direito

O processo por difamação em que se diz vítima o vice-presidente de Angola é mais um exemplo de como a Justiça portuguesa sabe ser subserviente aos poderes.

Desde a viragem do século, Portugal acumulou mais de 20 condenações no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por decisões judiciais que violaram a liberdade de expressão. Em causa está quase sempre o mesmo: tribunais a impor a lei do respeitinho, condenando por difamação cidadãos que cometem o crime de emitirem opinião pública (justa ou injusta) sobre o que lhes apetece.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.