Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
09 de junho de 2021 às 20:00

Os malvados dos ingleses e os bons comemoracionistas do futebol

O nosso laxismo com as comemorações futebolísticas de Lisboa, e com a “bolha” que não é bolha nem de sabão no Porto, fez piorar as estatísticas e lá foram de regresso os milhares de ingleses que para cá tinham vindo de férias. O turismo algarvio devia mandar a conta às autoridades portuguesas.

Sim, é verdade que os ingleses fizeram muita asneira com Boris Johnson a imitar Trump nos primeiros meses da pandemia. Quando os resultados começaram a ser alarmantes, mudaram de orientação governamental e, como são capazes de se organizar depressa, conduziram um eficaz programa de vacinação. Pelo caminho, oscilam entre o rigor do confinamento e o laxismo, mas pode-se dizer a seu favor que parecem ter as coisas controladas. No fundo, há também um complicado processo político que inclui as consequências do Brexit, retaliações diversas e usurpação de vacinas. Portugal, que conta pouco a não ser como campo de futebol, tem pago as consequências do carácter errático da política britânica. Mas nós ajudámos à festa e não foi pouco.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.