Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
10 de janeiro de 2017 às 08:00

Mário Soares e todos os seus escritos políticos

Foi grande e nunca aceitou ser pequeno, mesmo quando o foi. Portugal não é hoje o que ele sonhou e menos o que prometeu. Mas este não é momento de revisitar a História. É o tempo de assumir a responsabilidade de preservar o que de melhor ele ajudou a construir

Mário Soares é alguém sem par na democracia portuguesa. Foi o estudante universitário que se iniciou na política na Juventude Comunista da Faculdade de Letras, o jovem advogado que pugnou activamente contra o Estado Novo e acabou preso político. Foi o exilado de luxo que, em França, cultivou a amizade com Hermínio da Palma Inácio e D. Maria Pia - duas das suas alianças conjunturais, que fazia e desfazia como poucos. E foi tudo isto antes sequer de ser o que sonhou e conseguiu ser.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.