Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
29 de dezembro de 2016 às 08:00

As vitórias de Costa e as incertezas do futuro

Cumprir a tradição na mensagem de Natal seria ter de explicar o caminho e pronunciar-se sobre o que aí vem, mas António Costa repetiu a estratégia que lhe tem trazido sucesso: fez diferente, inovou e focou as atenções longe dos temas mais desconfortáveis

António Costa fechou 2016 com a mestria e o sucesso que marcaram o seu primeiro ano como primeiro-ministro. Num mês, conseguiu aprovar o Orçamento do Estado para 2017, garantir um défice orçamental de 2,5%, celebrar um acordo de concertação social, aumentar o salário mínimo nacional para 557 euros e inovar numa mensagem de Natal dedicada à Educação, não por acaso a paixão do socialista do ano: António Guterres. Pelo meio, ainda encontrou um presidente consensual para a Caixa Geral de Depósitos e apresentou uma solução para os lesados do BES.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.