Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
03 de abril de 2022 às 10:00

Putin viu os filmes de Tarkovski

Como qualquer russo de formação universitária, Putin viu os filmes de Tarkovski. A matéria de Putin é a mesma matéria de Tarkovski: o tempo. O tempo de Putin é longo, absolutista. Imperial. Mas é um tempo humano, de conquistas violentas. O tempo de Tarkovski é o tempo dos deuses, metafísico. Espiritual.

O CRÍTICO e ensaísta David Thomson escreveu que um filme é capaz de promover a paz entre dois países. Thomson nunca foi ingénuo. Ele sabe que o cinema fez muitas vezes o oposto: é conhecida a influência de A Batalha de Argel (1966), de Gillo Pontecorvo sobre organizações terroristas de esquerda como as Brigadas Baader-Meinhof; já Patton (1970) de Franklin J. Schaffner, impeliu Nixon a invadir o Camboja. Thomson queria antes dizer que o cinema é uma máquina de criação de empatia: na terrível ternura das sombras, convidando-nos a olhar para nós mesmos, ajuda-nos a perceber o Outro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.