Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
06 de setembro de 2016 às 08:00

Legião da decência

A proibição ordenada por vários presidentes de câmara franceses do uso de burkini por mulheres muçulmanas nas suas praias revela vários indícios preocupantes, o menor dos quais não será uma insensata estupidez

A proibição ordenada por vários presidentes de câmara franceses do uso de burkini por mulheres muçulmanas nas suas praias revela vários indícios preocupantes, o menor dos quais não será uma insensata estupidez. O que aconteceu nas praias gaulesas é pior do que o praticado nos areais dos Emirados Árabes Unidos em 2016, nas praias dos EUA em 1956 e no Portugal de 1966 – passámos um século a tapar raparigas, agora queremos destapá-las (pensando bem, talvez seja um avanço). Ao proibirem as senhoras que optam por cobrir parte do corpo numa praia da Côte d’Azur, esses autarcas e o primeiro-ministro Manuel Valls – que disse estar de acordo com impedimento e multa – apenas deitam mais gasolina para a fogueira do fundamentalismo islâmico.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.