Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
30 de maio de 2021 às 10:00

É só artistas

Os artistas, há muito símbolos de precariedade, viram-se obrigados a entrar em modo de sobrevivência. Nos EUA, onde o mercado é Deus, 90% das salas de concertos e 35% dos museus estão em risco de fechar. E 71% dos músicos perderam 3/4 dos seus rendimentos.

PORQUE SOMOS TÃO GENEROSOS com a arte e tão inclementes com os artistas? A opinião pública e publicada, quando refreia a fúria apocalíptica ou o instinto pusilânime, é consensual a valorizar o papel dos objectos artísticos como eixo de uma vida decente. Um percurso de carro não é o mesmo sem oJe T’Aime Encorede Yelle, e uma viagem a Florença perde o aroma dos ciprestes com uma visita falhada à galeria dos Uffizi. Mas os artistas, esses, são ora arrogantes, calaceiros, imprestáveis ou adictos da subsidiodependência. Haveria muito a dizer sobre o relacionamento tóxico dos criadores com as subvenções públicas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.