Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
30 de maio de 2021 às 10:00

É só artistas

Os artistas, há muito símbolos de precariedade, viram-se obrigados a entrar em modo de sobrevivência. Nos EUA, onde o mercado é Deus, 90% das salas de concertos e 35% dos museus estão em risco de fechar. E 71% dos músicos perderam 3/4 dos seus rendimentos.

PORQUE SOMOS TÃO GENEROSOS com a arte e tão inclementes com os artistas? A opinião pública e publicada, quando refreia a fúria apocalíptica ou o instinto pusilânime, é consensual a valorizar o papel dos objectos artísticos como eixo de uma vida decente. Um percurso de carro não é o mesmo sem oJe T’Aime Encorede Yelle, e uma viagem a Florença perde o aroma dos ciprestes com uma visita falhada à galeria dos Uffizi. Mas os artistas, esses, são ora arrogantes, calaceiros, imprestáveis ou adictos da subsidiodependência. Haveria muito a dizer sobre o relacionamento tóxico dos criadores com as subvenções públicas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?