Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
03 de janeiro de 2017 às 08:00

A revelação de 2017

Agora que mais um camião parece ter varrido as esperanças que restavam para 2017, talvez seja bom recuarmos no pessimismo, esse que se infiltra como um vírus mortal na alma do Ocidente desde 11 de Setembro de 2001, aumentando o seu efeito de contágio a partir da crise financeira de Agosto/Setembro de 2008

Agora que mais um camião parece ter varrido as esperanças que restavam para 2017, talvez seja bom recuarmos no pessimismo, esse que se infiltra como um vírus mortal na alma do Ocidente desde 11 de Setembro de 2001, aumentando o seu efeito de contágio a partir da crise financeira de Agosto/Setembro de 2008. Os especialistas ensinam-nos que a História é um movimento cíclico, cujo devir é feito de avanços e recuos, e o pensamento apocalítico é mais antigo do que o cristianismo. O "fim do mundo" já foi anunciado dezenas de vezes nos últimos 2000 anos – o "fim da História" de Francis Fukuyama, aliteração benigna contagiada pelo fim do bloco soviético e a queda do muro de Berlim, foi apenas uma das últimas versões.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.