Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
26 de junho de 2022 às 10:00

A importância dos bons modos

A ausência de empatia é o primeiro sinal de desumanização colectiva, e os comentários virulentos às declarações do antigo líder do PS, quando este assegurou que responderia ao tribunal sobre as suas viagens ao Brasil “caso as perguntas fossem feitas com bons modos”, são lamentáveis.

A figura pública mais injustiçada dos últimos dias foi o ex-primeiro-ministro e estátua viva à amizade José Sócrates. A ausência de empatia é o primeiro sinal de desumanização colectiva, e os comentários virulentos às declarações do antigo líder do PS, quando este assegurou que responderia ao tribunal sobre as suas viagens ao Brasil "caso as perguntas fossem feitas com bons modos", são lamentáveis. Quem nunca, ao acabar de roubar uma ourivesaria e ser apanhado em flagrante, sentiu que poderia devolver os valores em trânsito caso a patrulha da GNR lhe pedisse com jeitinho, tipo: "Passe para cá as pérolas, se fizer o obséquio?"

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.