Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
25 de setembro de 2022 às 10:00

A Firma

A realeza é uma barca de tradição e culto num mar de realidade sem portos seguros. Simboliza a ilusão do antigo, um falso conforto, a nostalgia de tempos simples e imutáveis, quando a vida é cheia de matizes, sem respostas fáceis e em perpétuo movimento.

Sejamos claros: a monarquia em 2022 é uma aberração tão grande como candeeiros a óleo ou cavalos a puxarem carruagens. A ideia de que um ser humano deve ter privilégios vitalícios e ser alvo de lisonja pelo acaso cósmico de ter nascido de um determinado útero agride os avanços da civilização ocidental desde, pelo menos, a Revolução Francesa e choca com o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos do Homem (“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.