Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
04 de setembro de 2022 às 10:00

As mortes de Diana

Claro que Lady Di foi vítima de um companheiro miserável e de uma pressão privada e mediática que nenhum de nós imagina. Mas foi também o maior erro de casting da história moderna da Grã-Bretanha.

Que talentos tinha Diana Spencer? Como futura rainha era incompetente, intratável. Como figura política as qualidades não iam demasiado além da simpatia, apesar da chamada de atenção aos doentes com sida numa época em que estes ainda eram vistos como leprosos e da importante visibilidade emprestada à luta em África pela remoção das minas antipessoais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.