Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
15 de março de 2020 às 13:00

Os vírus nossos velhos companheiros

As epidemias são interessantes do ponto de vista filosófico, porque nos ensinam que a Natureza não cuida de nós especialmente, a não ser que se acredite numa qualquer teleologia religiosa

Toda a história humana é feita do muitas vezes trágico convívio com vírus e bactérias, que o acaso das mutações faz transitar pelos humanos. Uns são mais letais, outros menos, muitos vêm de um outro reservatório natural biológico que são os animais, e seguem as estradas artificiais que a civilização construiu. Num certo sentido, são uma parte da rede de transportes e comércio que ligou o mundo, dos barcos genoveses, dos portos abertos ao mundo oriental, como Veneza, Marselha, Nova Iorque, São Francisco, aos soldados em guerra, aos aviões dos dias de hoje. E chegam a todo o lado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Por nossas mãos

A magia de como cortar o IRC

Em 2022, um artigo científico comparou 441 estimativas de 42 diferentes estudos. A sua conclusão foi de que não podem rejeitar a hipótese de uma descida de IRC não ter impacto no crescimento. Isto quer dizer que, mesmo depois de 441 estimativas, não podemos ter a certeza que exista.