Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
28 de outubro de 2021 às 14:00

Isto está bonito! A ascensão da censura

Porque é que eu não posso dizer algo tão inócuo como que não sei o que são os trans (devia colocar aspas em “trans” ou não?) ou que não sei o que é o + na litania LGBTQ+, como já disse, escrevi e repito?

A tempestade à volta de uma declaração de Clara Ferreira Alves de "que não sabe muito bem o que eles [trans] são" (cito da imprensa porque não vi o programa), seguida dos apelos ao seu "cancelamento" no Twitter, é pura e simplesmente um atentado à liberdade e um apelo à censura. Podem dar-lhe 50 nomes, e nenhum é mais exacto do que censura. Infelizmente isto está a repetir-se vezes demais para não ser preocupante. Umas vezes vem do Governo e da União Europeia, como o célebre artigo 6º, mas cada vez mais vem de grupos que querem impor à sociedade a sua visão do mundo à força de anátemas e proibições lexicais, destinadas a criar um mundo orwelliano em que a liberdade estiola por força do policiamento mental e da autocensura.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.