Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
01 de dezembro de 2019 às 13:00

Por onde é que começa um governo forte, em democracia?

Das duas uma, ou o Governo acha que está tudo mais ou menos bem e que não é preciso fazer nada de muito especial, ou não acha e sente-se manietado por não ter uma maioria estável

Pelas medidas mais difíceis. É da natureza do ciclo democrático que é por aí que se começa. Para beneficiar dos anos futuros do mandato para esbater os efeitos negativos das decisões mais controversas e complicadas. O ciclo democrático tem uma segunda fase, aquela que, em vésperas de eleições, os governos tomam as medidas mais fáceis e mais populares, as que têm efeito eleitoral.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.