Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
26 de abril de 2020 às 13:00

Ciclos más notícias/ boas notícias

Os portugueses não são mais heróis do que os italianos e os espanhóis, mesmo com números diferentes. E no Norte estamos mais parecidos, descontadas as diferenças demográficas, com esses países malditos.

É interessante observar o ciclo boas/ más notícias na comunicação social. Analisando com cuidado, muitas vezes não há assim grande diferença entre o que se passa nas "más" e o que se passa nas "boas", a não ser a prevalência de um outro conflito, que é o que se está a agravar: entre os "amigos da saúde" e os "amigos da economia". A comunicação social é muito sensível à novidade e, depois de dias e dias de Covid-19, sabe que há um esgotamento de atenção e quer novidade. E a novidade é a "economia" e, para a "economia" abrir, são precisas boas notícias. O problema com este ciclo é a sua rápida politização, com a esquerda no primeiro lado e a direita no segundo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.