Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
07 de outubro de 2016 às 08:00

"Bruxelas quer..."

Nesta nossa situação, governados de fora ao detalhe, não só nos dizem que objectivos temos de alcançar, mas que política exigem para o fazer

Periodicamente é esta a dança com que temos de dançar. Bruxelas "exige", Bruxelas quer mais défice estrutural do que o governo deseja (mesmo que Portugal cumpra os números globais do défice), Bruxelas "não cede", Bruxelas "ameaça" com a suspensão dos fundos, Bruxelas "manda". Duas observações: a primeira, esta é a nossa situação, governados de fora ao detalhe, não só nos dizem que objectivos temos de alcançar, mas que política exigem para o fazer; a segunda é a indisfarçável alegria da nossa direita mais radical, em particular o PSD, com estas ameaças, esquecendo-se de que a "benevolência " que Bruxelas se atribui, para depois dizer que está farta dessa "benevolência", é o fechar dos olhos à violação do défice na gestão de Passos Coelho-Portas-Maria Luís.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.