Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
13 de dezembro de 2020 às 13:00

A tentativa de utilização de Sá Carneiro para legitimar as políticas de hoje

Algumas coisas que para aí se dizem são puro vilipêndio à memória de Sá Carneiro, como é o caso de apresentar Pedro Santana Lopes como um seu herdeiro ou considerar Portas um interlocutor para falar de Sá Carneiro

Tenho a maior das reservas relativamente ao exercício de apropriação da figura e obra política de Sá Carneiro, feita sem rigor histórico nem rigor político, com o único objectivo de legitimar posições políticas actuais. Não é de hoje esse exercício de manipulação histórica, em grande parte vindo de dentro do PSD, mas agora alastrando para aquilo a que hoje se chama "direita", o CDS e a Aliança. Não tenho dúvidas de que mesmo o Chega usa Sá Carneiro como figura tutelar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.