Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
01 de maio de 2015 às 08:22

A nova Internacional

A Internacional Comunista nasceu como “um partido comunista mundial”, um só. Em cada país havia apenas uma secção. O que se passa hoje na União Europeia tem muitas parecenças – descontada a crueldade estalinista, o que é de facto um grande desconto

A Internacional Comunista nasceu como "um partido comunista mundial", um só. Em cada país havia apenas uma secção, o que significava que o PCP nos seus primeiros anos era "PCP-SPIC", "secção portuguesa da Internacional Comunista". Isto significava também que quase todos os poderes estavam concentrados no "centro" e esse centro se tornou cada vez mais moscovita e soviético. Havia muitos quadros internacionais, a começar pelo búlgaro Dimitrov, mas a pouco e pouco a predominância soviética em tudo o que era crucial na Internacional era controlada por soviéticos ou por "internacionais" que eram mais soviéticos do que os soviéticos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.