Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
16 de setembro de 2025 às 23:00

O partido mais bem dirigido

O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno

Passei anos a dizer que o Chega era o partido mais bem dirigido em Portugal. Várias vezes. Nesse tempo disse também que o mais mal dirigido era o PS e depois o PSD. Daí não ter tido surpresa nenhuma com os resultados eleitorais do Chega, que só falhou, na condução e na escolha, nas eleições europeias. Tudo resto foi feito by the book. Os mecanismos de influência foram todos usados, com uma gigantesca complacência da comunicação social, que Ventura aproveitou até à exaustão. E continua a aproveitar, agora usando a sua posição institucional de cabeça da oposição.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.