Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
02 de abril de 2025 às 23:00

Eleições

A crise do Bloco é enorme. Perdeu o chique e ficou apenas com um radical esmaecido, sobrevivendo dos restos das guerras culturais "fracturantes" que deu de bandeja à direita e transformou em pouco mais que folclore intelectual urbano. Sem dinamismo, sem base social, sem pensamento praticamente sobre nada, envelheceu num mundo de slogans sem criatividade. Vai ser penoso ver a sua progressiva desaparição grupuscular. Por falar em penoso, o caso do PCP é ainda mais grave.

O PS aposta na figura de Pedro Nuno Santos, e quando digo figura é mesmo isso, o Chega aposta na corrupção dos "cinquenta anos", a IL em dar a conhecer o seu líder, num partido que é suposto suspeitar do protagonismo em política, os outros ainda não disseram ao que vinham, mas devem vir como de costume…

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.