Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
07 de maio de 2021 às 20:00

O país dos segredos

Nos organismos do Estado o segredo não é a alma do negócio. É um negócio em si, acompanhado por uma máxima: se pode prejudicar, o melhor é esconder - até já ninguém querer saber

A decisão do governo de esconder milhares de páginas do Plano de Recuperação e Resiliência enviado a Bruxelas – revelada a semana passada pelo Expresso – é tão surpreendente quanto a existência de imigrantes explorados na agricultura no Alentejo. Ela é o reflexo de uma cultura de segredo profundamente enraizada na Administração Pública portuguesa em que a lógica parece ser "se pode dar má publicidade, o melhor é ficar guardadinho a sete chaves até já ninguém se lembrar dele".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?