Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
07 de maio de 2021 às 20:00

O país dos segredos

Nos organismos do Estado o segredo não é a alma do negócio. É um negócio em si, acompanhado por uma máxima: se pode prejudicar, o melhor é esconder - até já ninguém querer saber

A decisão do governo de esconder milhares de páginas do Plano de Recuperação e Resiliência enviado a Bruxelas – revelada a semana passada pelo Expresso – é tão surpreendente quanto a existência de imigrantes explorados na agricultura no Alentejo. Ela é o reflexo de uma cultura de segredo profundamente enraizada na Administração Pública portuguesa em que a lógica parece ser "se pode dar má publicidade, o melhor é ficar guardadinho a sete chaves até já ninguém se lembrar dele".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.