Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
30 de abril de 2024 às 23:00

Testes de algodão

A comparação entre nazis e israelitas só faria sentido, por mínimo que fosse, se os nazis tivessem respondido a um ataque brutal de uma organização terrorista judaica na década de 30, provocando milhares de mortes na retaliação. Como isso não aconteceu, invocar o Holocausto para a guerra em curso é uma confissão de anti-semitismo primário.

PASSEI OS ÚLTIMOS DIAS a contemplar, com uma mistura de fascínio e repulsa, as manifestações anti-semitas que varrem as universidades americanas. Digo “anti-semitas” e não é por acaso: o pretexto pode ser o apoio à causa palestiniana – ou, em alternativa, a condenação do governo de Israel pelas suas acções militares na Faixa de Gaza.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.