Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
26 de março de 2024 às 23:00

Alucinações colectivas

Para as pessoas sãs, o que aconteceu a 10 de Março não tem história. Foi a decorrência normal de se viver numa democracia normal. Para os radicais, foi o início do apocalipse. Pobrezinhos. Por que motivo não ajustam a medicação e consultam os estudos científicos disponíveis?

A AD VENCEU AS ELEIÇÕES e recusou entendimentos com o Chega. Suspiros de alívio? Longe disso. As vozes mais extremadas da esquerda já só veem o fascismo ao virar da esquina e apelam, palavra de honra, à “resistência”. “Resistência” a quê? Ao bom senso e ao sentido do ridículo, naturalmente: entrincheiradas nos seus casulos, permanecem despertas e à escuta, não vá uma marcha sobre Lisboa apanhá-las desprevenidas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.