Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
03 de abril de 2024 às 23:00

Histórias de Portugal

O que se exige a Portugal? Umas Forças Armadas profissionais e bem equipadas, capazes de gastar os 2% do PIB a que nos comprometemos com os nossos parceiros – e não uma discussão anacrónica sobre o regresso do serviço militar obrigatório.

“GUERRAS CULTURAIS” são um desperdício de energia. Com a idade, a minha posição é de distância e neutralidade. Se alguém, algures, imagina que a história de Portugal é apenas um longo rol de crimes e vilanias, nada faço para instruir o fanático. Primeiro, porque não me pagam para isso. E, depois, porque instruir fanáticos exige uma tenacidade e um amor ao próximo que nunca foi a minha praia. Prefiro vê-los a rabiar contra os seus fantasmas, como se fossem crianças a brincar no parque – e eu, sentado no banco, a dar milho aos meus pardais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.