Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
23 de setembro de 2023 às 18:00

Bananas

O ideal era entregar os filhos às escolas logo à nascença – e só recolhê-los 18 anos depois, já crescidos, nutridos e alfabetizados. Como dizia o outro, isto é chique a valer: as famílias portuguesas pensam como os antigos aristocratas e nem sabem.

ADMIRÁVEL PAÍS: leio no Jornal de Notícias que os “pais avisam os professores que não vão tolerar greves constantes”. Fazem muito bem. Em condições normais, entre adultos normais e em democracias normais, os pais estariam a exigir ao Governo que fizesse o que não fez em oito anos e devolvesse alguma ordem às escolas – e, já agora, uma certa dignidade aos professores, obrigados a salários tristes e a vidas de errância. Entre nós, o “aviso” é para os professores; são eles, como escravos desobedientes, que merecem o reforço do chicote.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.