Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
22 de janeiro de 2020 às 09:00

Morna nostalgia

A aceitação da diversidade e relatividade das sociedades e das culturas não pode sobrepor-se à liberdade de julgamento e de opinião; à liberdade de criticar, caricaturar e ridicularizar aquilo que as sociedades veneram ou adoram cegamente

No final do século xx, quando me deixei convencer de que poderia ser professor (o que teve um efeito desastroso nas mentes dos alunos que, com uma insistência notável, não faltavam às minhas aulas), o ano lectivo da cadeira de História do Pensamento Social, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa), abria com a discussão de um livro que deveria iniciar a biblioteca de qualquer estudante universitário de Sociologia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.