Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
25 de setembro de 2019 às 09:00

Cultura de esquerda

A primeira coisa a saber é que um tipo de esquerda diz quase sempre que não dá importância à maneira de vestir. Como aquilo que se diz e se pensa se transfere para o que se veste, se usa ou se mostra, o indivíduo de esquerda deve ser despreocupado no vestir, ter uma aparência solta, descontraída e desalinhada

Como identifica, no quotidiano lisboeta, um intelectual que pretende projectar uma imagem ou guardar uma aparência de esquerda? Nestes tempos que converteram os nossos gostos – quase sempre mediados através das compras e do consumo – na parte central do nosso perfil físico, intelectual e ético; nesta era da imagem, que convida à suspensão do real a favor da valorização do decorativo, da teatralização e da encenação; numa sociedade em que controlar as impressões que os outros têm sobre nós é essencial para sermos bem-vistos nos grupos a que pertencemos de forma transitória ou permanente, num ambiente destes, bem entendido, a obtenção de uma determinada identidade tornou-se, fundamentalmente, um fenómeno de autoconsciência estilística e de capacidade de dominar a permanente exibição de um determinado estilo de vida.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?