Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
01 de agosto de 2018 às 07:00

A velha cepa portuguesa

A história do colonialismo português parece não ter chegado ao público mais alargado, continuando a prevalecer, ao invés, o discurso ideológico do luso-tropicalismo patrocinado por Salazar, Adriano Moreira e outros

A História de Portugal que aprendi na escola estava mais próxima da visão transmitida pelo Estado Novo do que do frágil edifício da democracia instaurada, anos antes, pelo 25 de Abril. Era uma história ampla e profundamente politizada, formada ao longo de décadas de manipulações, censuras, ocultamentos, uma história assente nos grandes nomes e nos grandes feitos dos "heróis da pátria". Por seu lado, os "Descobrimentos", considerado o acontecimento máximo da nossa História, eram cultivados de maneira narcísica e analisados como uma dádiva divina, e os Portugueses um povo que representava no Mundo, com mais brilho que os outros, as virtudes universais da espécie humana.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.