Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
01 de julho de 2021 às 08:00

Ainda o cheque da Europa

A bazuca financeira que aí vem é enquadrada, para efeitos penais de investigação dos potenciais crimes de fraude na obtenção de subsídio, pelo mesmo decreto-lei 28/84 que, há 35 anos, foi incapaz de reprimir os desvios milionários do Fundo Social Europeu.

Regressando ao tema do cheque europeu que António Costa quer ir buscar ao banco - e que vai ser o tema mais importante da nossa vida coletiva nos próximos anos, a par da Covid -, há um péssimo sinal de partida. A bazuca financeira que aí vem é enquadrada, para efeitos penais de investigação dos potenciais crimes de fraude na obtenção de subsídio, pelo mesmo decreto-lei 28/84 que, há 35 anos, foi totalmente incapaz de reprimir os desvios milionários do Fundo Social Europeu e de todos os outros instrumentos que ajudaram Portugal a entrar na CEE. É espantoso, mas é verdade: é a mesma lei.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.