Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
01 de julho de 2021 às 08:00

Ainda o cheque da Europa

A bazuca financeira que aí vem é enquadrada, para efeitos penais de investigação dos potenciais crimes de fraude na obtenção de subsídio, pelo mesmo decreto-lei 28/84 que, há 35 anos, foi incapaz de reprimir os desvios milionários do Fundo Social Europeu.

Regressando ao tema do cheque europeu que António Costa quer ir buscar ao banco - e que vai ser o tema mais importante da nossa vida coletiva nos próximos anos, a par da Covid -, há um péssimo sinal de partida. A bazuca financeira que aí vem é enquadrada, para efeitos penais de investigação dos potenciais crimes de fraude na obtenção de subsídio, pelo mesmo decreto-lei 28/84 que, há 35 anos, foi totalmente incapaz de reprimir os desvios milionários do Fundo Social Europeu e de todos os outros instrumentos que ajudaram Portugal a entrar na CEE. É espantoso, mas é verdade: é a mesma lei.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.