Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
25 de janeiro de 2023 às 20:00

Um Governo sob suspeita

Um dos maiores perigos para a democracia é a propagação da ideia de que a classe política existe apenas para se servir a si própria em detrimento do interesse geral. Essa é uma das narrativas que alimenta os populismos, aumenta a conflitualidade no debate político e afasta os melhores da causa pública.

Quais são os limites da suspeição? Quando é que se chega a um ponto em que a presunção de inocência é substituída pela culpabilidade sem provas aos olhos da opinião pública? Em que a confiança na seriedade dos titulares de cargos políticos desaparece para dar lugar à certeza da sua desonestidade? Em que momento a legitimidade e a força de um governo são postas em causa pela fragilidade dos seus elementos? E quando é que esses elos mais fracos devem ter o desprendimento de se afastar para preservar a chamada ética republicana?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 978

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.