Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Diretor-Geral Editorial
26 de março de 2025 às 23:00

“Quem tem ética passa fome”

Onde se reflete sobre o tratado de realismo político escrito pelo eleitorado da Madeira.

Quis o destino, useiro e vezeiro a pregar-nos partidas, que umas eleições, convocadas e realizadas em condições muito especiais, coincidissem no tempo com o período pré-eleitoral para as legislativas antecipadas na República, baralhando ainda mais os debates e as trocas de ideias, e ameaçando lançar por terra certezas e ideias feitas de políticos, ideólogos do regime, filósofos sociais e outro tipo de autoridades na matéria. Falo do escrutínio na Madeira, naturalmente, que se realizou domingo passado e onde o eleitorado regional decidiu brindar Miguel Albuquerque com uma virtual maioria absoluta, com a junção do único eleito do CDS aos 23 deputados do PSD. A única sondagem feita na região até tinha deixado essa possibilidade em aberto, num estudo que se revelou certeiro. Isso, porém, não reduziu a surpresa que se sentiu nalguns quadrantes políticos e jornalísticos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1091
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.