Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Diretor-Geral Editorial
26 de março de 2025 às 23:00

“Quem tem ética passa fome”

Onde se reflete sobre o tratado de realismo político escrito pelo eleitorado da Madeira.

Quis o destino, useiro e vezeiro a pregar-nos partidas, que umas eleições, convocadas e realizadas em condições muito especiais, coincidissem no tempo com o período pré-eleitoral para as legislativas antecipadas na República, baralhando ainda mais os debates e as trocas de ideias, e ameaçando lançar por terra certezas e ideias feitas de políticos, ideólogos do regime, filósofos sociais e outro tipo de autoridades na matéria. Falo do escrutínio na Madeira, naturalmente, que se realizou domingo passado e onde o eleitorado regional decidiu brindar Miguel Albuquerque com uma virtual maioria absoluta, com a junção do único eleito do CDS aos 23 deputados do PSD. A única sondagem feita na região até tinha deixado essa possibilidade em aberto, num estudo que se revelou certeiro. Isso, porém, não reduziu a surpresa que se sentiu nalguns quadrantes políticos e jornalísticos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1091

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.