Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
31 de maio de 2023 às 20:00

Que Serviços de Informações queremos?

Num mundo repleto de ameaças cada vez mais complexas, do terrorismo à espionagem, da subversão política à sabotagem de infraestruturas, quando a poeira assentar, era importante que se discutisse que Serviços de Informações queremos ter.

Não é preciso ser jurista para tirar algumas conclusões sobre o que se passou na noite tumultuosa de 26 de abril no Ministério das Infraestruturas. Depois de exonerado, Frederico Pinheiro não tinha direito a levar para casa o computador com que trabalhava, uma vez que este é propriedade do Estado. Podia, certamente, retirar os documentos pessoais que lá tivesse mas, para isso, não necessitava de levar o portátil – podia fazê-lo no Ministério. Por sua vez, a chefe de gabinete de João Galamba, Eugénia Correia, não tinha o direito de impedir à força Frederico Pinheiro – é para isso que existem polícias. Tudo o que se seguiu não deixa ninguém bem na fotografia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.