Sábado – Pense por si

António José Vilela
António José Vilela
07 de agosto de 2024 às 18:00

Chumbos e abandonos: só estes?!

O problema será bem maior do que a estatística documenta, porque há muito que o ambiente nas escolas é de passagem dos alunos a todo o custo. Os episódios grotescos que ocorrem nos conselhos de turma são vias abertas para passagens administrativas.

O relatório chama-se Educação em Números, Portugal 2024, tem 105 páginas e foi elaborado por um grupo de especialistas de dados, um coordenador e um diretor da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência. São apenas dados estatísticos sem qualquer tipo de leitura ou conclusões. Mas são estas últimas que verdadeiramente importam quando se constata aquilo que só surpreende quem anda muito distraído com as loas políticas às recuperações das aprendizagens no pós-Covid.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.