Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
26 de novembro de 2021 às 14:00

O moderno onzeneiro

João Rendeiro é um produto da portugalidade: elevado à categoria de mago da banca, afinal não passou de (mais) um criminoso, mas ainda hoje se julga credor de todos nós. Não o devemos condenar, até porque tem três cães para alimentar.

GIL VICENTE, UM DAQUELES CLÁSSICOS QUE RETRATA COMO POUCOS A MODERNIDADE, já tinha criado a personagem do onzeneiro, um tipo que enriqueceu à custa dos juros altos aplicados nos empréstimos aos mais necessitados. Obcecado pelo dinheiro, até no fim não aceitou a sua condenação ao Inferno, pensando que o dinheiro compraria o Paraíso. Hoje, o dinheiro não só compra o Paraíso, como evita condenações e cumprimentos de penas de prisão. O onzeneiro moderno agradece.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?