Sábado – Pense por si

Vítor Sousa
Vítor Sousa Escritor e poeta
05 de maio de 2017 às 11:26

Definitivo

Se há empenho, há amor. Se ao empenho se junta o talento que domina, por exemplo, a ciência do átomo e outras variáveis que expandem o impacto do amor, é provável que o clarão se veja da História

Cumpria os rituais sociais com o indispensável, não mais do que o indispensável, e voltava cedo a casa para continuar o projecto. Conheciam-se-lhe conhecidos, não amigos. Colegas do infantário, da escola, de catequese, de urgências. Entre uns e outros só havia um mais chegado ao pêlo, à pele, à carne, ao sangue, o Rodésio, missionário do horror na infância, na adolescência, na maior idade da violência. De valor inestimável, o Rodésio, para a compreensão precoce do que é um medo que nos ama furiosamente, que chega na hora certa de durar uma vida, que acerta em cheio no homem que acorda por acaso no dia seguinte, madrugada alta ou manhã vazia, tanto faz, é sempre suficiente para recomeçar a esbracejar contra um eco, um cheiro, um gosto a ferida fora de prazo e empratada na língua com acompanhamento 4 staggione, sugestão do chef que também realiza, produz e encena pesadelos sensíveis ao toque de sino que é estalar mais um incisivo recente ao abocanhar a manhã na mesa de cabeceira, exactamente como fez o "definitivo", a alcunha secreta do Rodésio, dador universal de sangue alheio que respeitava religiosamente os dentes de leite.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.