Sábado – Pense por si

Tiago Pereira
Tiago Pereira Psicólogo e membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses
06 de novembro de 2024 às 07:00

Empatia rima com Democracia

Os EUA e os seus períodos eleitorais nos últimos anos, particularmente os três que envolvem Donald Trump, são um profundo exemplo do impacto da empatia.

Quando escrevo não conheço os resultados eleitorais das presidenciais de 2024 dos Estados Unidos. Estas eleições são, porventura, das eleições mais importantes no Mundo contemporâneo e, simultaneamente, umas das mais divididas, polarizadas e questionadoras de uma prática e posicionamento dos EUA das últimas décadas e com maiores consequências a propósito dos seus resultados e do impacto do resultado nas candidaturas e apoiantes. A este propósito, não conheço, também, se já haverá, sequer, resultados oficiais definitivos quando ele puder ser por vós lido. Não conheço, ainda, se, havendo já esses resultados oficiais definitivos, a candidatura derrotada aceitou os resultados. A democracia é complexa, bem sabemos, mas é, não sem espanto para mim e para muitas pessoas, que chegamos a este ponto da sociedade, primeiro, e da democracia nos EUA e noutros locais da Europa e do Mundo, em 2024.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.