Sábado – Pense por si

Teresa Violante
Teresa Violante Constitucionalista
04 de julho de 2022 às 08:00

A reversão de Roe v. Wade e o direito ao aborto em Portugal

Nas últimas duas décadas, o direito internacional dos direitos humanos tem evoluído significativamente no sentido de reconhecer que o não acesso a serviços de aborto seguro constitui uma violação de direitos humanos.

ALONG IDEOLOGICAL LINES.” A expressão é utilizada quando as maiorias subjacentes às decisões do Supremo Tribunal (ST) norte-americano refletem a composição ideológica daquele órgão, resultante de nomeações de diferentes Presidentes, republicanos e democratas. Em Dobbs v. Jackson Women’s Health Organization, anunciada no passado dia 24 de junho, o ST revogou o seminal Roe v. Wade que havia reconhecido o direito constitucional ao aborto, abandonando um precedente consolidado com quase 50 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?