Sábado – Pense por si

Ricardo Borges de Castro
Ricardo Borges de Castro Analista e Consultor
12 de julho de 2024 às 12:00

Sopram ventos de mudança na Europa – Parte 1

Salta à vista o tom genérico e abrangente do documento que tentou agradar a gregos e a troianos para encontrar um denominador comum entre os 27. É assim o jogo dos compromissos em Bruxelas que, muitas vezes, torna difícil a tarefa de identificar e elencar hierarquicamente prioridades estratégicas.

Visto de Bruxelas, as linhas políticas orientadoras para o próximo ciclo político e institucional, definidas pelo Conselho Europeu, são agora conhecidas. Na próxima semana, Ursula von der Leyen apresenta, em maior detalhe, as suas prioridades estratégicas antes de se submeter ao voto do Parlamento Europeu (PE) que poderá conferir-lhe um segundo mandato à frente da Comissão. Mario Draghi, o ex-presidente do Banco Central Europeu, deverá também apresentar brevemente o tão aguardado relatório sobre "competitividade," dando ainda mais substância aos planos futuros da União Europeia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.